quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Igreja São Francisco de Assis (Igreja da Pampulha) - Danielle, Érica e Maria Luiza



Construída em 1943, a Igreja faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, formas mais livres estão presentes nessa obra, que além de Niemeyer, contou também com trabalhos de 
Cândido Portinari, Paulo Werneck e Burle Marx. 

Na época da construção da igreja, Oscar Niemeyer e o engenheiro calculista Joaquim Cardozo conseguiram conciliar um programa tradicional para um espaço religioso com uma forma moderna e ousada, tirando partido das novas possibilidades tecnológicas construtivas, especialmente do concreto armado, que permitiu projetar uma estrutura simples, leve e original. 


Marcada por curvas que fazem uma alusão às montanhas de Minas Gerais, o desenho da igreja traz uma sucessão de abóbodas, duas principais que cobrem a nave e o santuário e as outras envolvem a sacristia e anexos.




Decorando o exterior da Igreja há na fachada um painel de azulejos, em tons azuis, de autoria de Cândido Portinari. 



Ao longo do tempo os movimentos de dilatação, por falta das juntas de dilatação, formaram áreas de tensão, causando as rachaduras e infiltrações, consequentemente o desprendimento das pastilhas.

Neste projeto, Niemeyer opta por uma estrutura única, em forma de uma abóboda parabólica de concreto armado, permitindo a construção das paredes e teto como um único elemento. A abóbada na capela da Pampulha seria ao mesmo estrutura e fechamento, eliminando a necessidade de alvenarias.






Foram projetadas três nervuras que funcionariam como articulação da estrutura, o que não aconteceu e acabou gerando futuras fisuras.



A estratégia do arquiteto foi explorar a plasticidade do concreto armado para criar uma grande casca autoportante que abriga o templo religioso. Casca parabolóide de concreto armado que dá estrutura e forma à igreja. 




A forma ousada da escada explora mais uma vez as propriedades do concreto armado, ela se apoia somente na laje do coro e no piso térreo.



Na parte interna da igreja, o coro é sustentado por 4 pilares,  com uma distancia de 5 metros, vencem um vão de aproximadamente 16 metros. 





















Nenhum comentário: